Comércio eletrônico tem participação recorde nas vendas de fim de ano

Comércio eletrônico tem participação recorde nas vendas de fim de ano

Desde o início da pandemia, o comércio eletrônico tem aproveitado bem o aumento do consumo da internet ao redor do mundo e, consequentemente, isso ajudou a aquecer o mercado e alavancar as vendas nos mais variados setores.
Para o final de 2021, com a retomada gradativa das atividades econômicas, o aumento da vacinação e aquele empurrão especial da Black Friday e do Natal, a previsão de especialistas é de um novo recorde nas vendas do e-commerce e de fortalecimento desse setor nos próximos períodos.

E para entender um pouco melhor o cenário e saber o que esperar nesse fim do ano para o futuro do comércio eletrônico, nós preparamos este artigo com informações úteis sobre o tema. Boa leitura!

Como foi o ano para o comércio eletrônico no Brasil?

As ações de confinamento, o fechamento de lojas físicas e as pessoas passando mais tempo em casa durante toda a pandemia são alguns dos fatores que ajudam a explicar o aumento das vendas no comércio eletrônico nesses últimos dois anos.

Para se ter uma ideia, só em 2020, esse boom representou um crescimento de 68% nas vendas de lojas virtuais no país e motivou uma corrida sem precedentes de pequenas e médias empresas para conquistarem seus espaços no ambiente virtual.

Em números mais exatos, de acordo com o Sebrae, 70% desses negócios incluíram a internet como ferramenta de potencialização de vendas nesse período e 23% deles lançaram uma loja online própria ao longo do primeiro ano da pandemia.

Com a chegada de 2021, esse processo de crescimento do e-commerce se manteve contínuo e chegou a um número recorde de negócios com presença virtual no país: mais de 1,59 milhões de empresas atuando na internet.

Leia também: Economia digital x Cibersegurança: entenda a relação e tendências!

Black Friday e Natal

É notório que essas mudanças de comportamento e de consumo online aceleradas pela pandemia vão se manter nos próximos anos na sociedade, ainda que a “normalidade” se restabeleça aos poucos.

Afinal, essa transformação já era considerada uma tendência crescente e simplesmente foi impulsionada com a chegada da Covid-19. Prova disso são as vendas de final de ano no comércio eletrônico, em especial por conta da Black Friday e do Natal.

O avanço da campanha de vacinação no país e o controle da pandemia têm ajudado na retomada gradativa das atividades e da recuperação econômica de diversos setores. Mas apesar dessa normalização e de um cenário mais seguro e tranquilo, os números apontam que os consumidores vão dar preferência às compras online nesse período.

Segundo a Pesquisa Retomada do Consumo 2021, mais de 80% dos clientes passaram a realizar as suas pesquisas e compras por canais digitais esse ano, o que contribuiu para o aumento das vendas com a Black Friday.

Já para o fechamento completo do ano, especialistas consideram que o Natal virá com a chave de ouro para o e-commerce em 2021 e a expectativa é de um final de ano de recordes para as vendas online, consolidando-se como o melhor período da história para os negócios virtuais no país.

Em resumo, esse é um pequeno panorama sobre o crescimento do comércio eletrônico e quais as expectativas esperadas para o final do ano e para os próximos períodos.

E para ficar ainda mais por dentro do que deve vir por aí, nós convidamos você a conferir um guia completo sobre as principais tendências da economia digital nos próximos anos!

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