Sorria, você está sendo filmado (e nem sabe)

sorria-voce-esta-sendo-filmado-blog-post-xlabs

FBI alerta para nova geração de televisores smart que podem servir de porta para hackers

Fim da semana chegou, você só quer chegar em casa e descansar, porque, como diria Leonardo, “hoje é sexta-feira”… dia de sair com os amigos e esquecer relatório, colega chato, tudo. Ou curtir um filme… aquele que seu amigo te indicou e você ainda não conseguiu assistir. Aliás, tá na sua lista desde 2002. Uma vergonha só você ainda não ter assistido O Chamado, conviver com as referências ao filme que seus amigos por vezes fazem e você é o único que só ri, porque não entende.

Mas hoje é o dia. Pipoca, sofá, cobertor, escurinho… tudo certo. Checklist feito. Agora é só dar o play e curtir. Começa o filme. Tudo tranquilo. Cena do poço. Telefone toca. Sete dias. E do nada uma sensação de não estar sozinho. Sensação de estar sendo vigiado. E o mais estranho: não é a Samara saindo do poço.

Já passou por isso? Esse sentimento de que estão te observando?

E se eu disser que talvez realmente estejam? Você ainda se sentiria seguro?

filmado-tv-xlabs

Em um comunicado oficial, o FBI, Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos, declarou que os modelos de televisão smarts podem comprometer a segurança de seus usuários. As sugestões de seriados ou filmes que você recebe direto na tela da sua TV não são coincidência, nem têm relação somente às coisas que você já consumiu.

Tv’s com microfones, câmeras para reconhecimento facial, coisas que tornam o acesso bem mais rápido à tudo, na verdade podem ser um grande facilitador de gente mal intencionada. E se você não toma cuidados, é como se estivesse abrindo a janela para o ladrão pular e fazer a festa. As brincadeiras dessa gente vão desde ficar mudando o volume, trocar de aplicativo e coisas “pequenas” até dominar a câmera e o microfone da sua tela e ficar ali, atrás da moita, te observando.

No início deste ano, hackers mostraram que era possível invadir o Chromecast e transmitir vídeos aleatórios para milhares de vítimas.


“Além do risco de que o fabricante da TV e os desenvolvedores de aplicativos possam estar ouvindo e assistindo você, essa televisão também pode ser uma porta de entrada para hackers entrarem em sua casa. Um criminoso cibernético menos habilidoso pode não ser capaz de acessar seu computador diretamente, mas é possível que sua TV ofereça a ele uma maneira fácil através da porta dos fundos do seu roteador ”

(trecho do comunicado feito pelo FBI)

Diferente de outros eletrônicos, como notebooks e smartphones, os televisores não costumam ter os mesmos padrões de segurança. A Samsung até anunciou que sua próxima geração de tv’s virá com o McAfee pré- instalado. 

Mas e a gente que não pode ainda trocar de aparelho, o que pode fazer para não se tornar participante do BBB dentro da própria casa (e sem concorrer a prêmio)?!

Seguir esses passinhos podem te ajudar a sair do poço, Samara:

  • Quando comprar uma TV, pesquise no Google mesmo todas as funções e ferramentas disponíveis no seu aparelho. E DESABILITE tudo o que não te parecer necessário; 
  • Faça uma pesquisa básica na internet com o número do modelo e as palavras “microfone”, “câmera” e “privacidade”. Só faça;
  • Altere na medida do que for possível senhas;
  • Desabilite câmeras e microfones do aparelho;
  • Mesmo desabilitando a câmera, coloque um pedaço de fita preta, que seja, na cam;
  • Verifique a política de privacidade do fabricante da TV e dos serviços de streaming que você usa. Confirme quais dados eles coletam, como eles armazenam e o que fazem com eles. E pesquise se eles têm a intenção de desenvolver algo em relação à segurança ou se há notícias de atualização de software de segurança por parte deles.

E lembre-se: é extremamente inteligente você procurar conhecimento constante sobre esses novos serviços e tecnologias. Fique sempre de olho. Porque eles já estão. É hora de você sair do poço.

Gostou do artigo? Compartilhe.

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

Faça parte da nossa lista de emails!