PHISHING: Identificando um email suspeito

#pentest #waf #cibersegurança #cybersecurity #security #internet #technology #xlabs #xlabssecurity #phishing #hacking #hacker #2020

Dezembro 18, 2019

Lembra que há um tempinho atrás nós listamos o que ia estar “em alta” no que diz respeito a hacking em 2020 (http://bit.ly/2sBcRRp)?!
A gente já vai te ajudando a se preparar para essas modas aí e você poder aproveitar sua água de coco na sua rede descansado.
Nesse artigo de hoje falamos sobre o Phishing através do email que você recebe, então, olhos bem abertos e não esqueça o protetor.. de informação, é claro.


10 COISAS PARA SE OBSERVAR

1- NÃO CONFIE SÓ OLHANDO O NOME DA PESSOA QUE ESTÁ ALI

Não é só porque você tá vendo o nome do amiguinho ali que é realmente o email dele. Cuidado.

2- DÊ UMA OLHADA, MAS NÃO CLIQUE

Passe o mouse sobre o texto sem clicar em nada. Se o que diz no texto não bate com o link na descrição, exclua.

3- ATENÇÃO NA “URGÊNCIA”

Emails que soem a “se você não clicar agora o macaco albino do Himalaia vai morrer” ou outra coisa que imprima rapidez merecem atenção também.

4- ESTÃO PEDINDO INFORMAÇÕES PESSOAIS?

Cuide, se é uma empresa com a qual você nunca teve nada, muita atenção. A maioria não pede informação pessoal gratuita, assim.

5- O EMAIL TEM ASSINATURA?!

A maioria das empresas reserva tempo para criar uma assinatura de email padrão. Fique atento também nisso.

6- TEM ERROS DE ORTOGRAFIA?

Atacantes em geral estão mais preocupados em seu golpe funcionar e a pessoa cair do que se seu português está em dia.

7- O EMAIL COMEÇA COM SAUDAÇÃO?!

Um email generalizado pode acender um alerta aí. Desconfie se não tem um “caro senhor fulano” ou “outra saudação mais pessoal.

8- NÃO ACREDITE EM TUDO O QUE APARECE

Se algo parecer um pouco fora do normal, não se sinta mal em acionar o pessoal da área de segurança. É melhor previnir que remediar, né?!

9- SEJA CAUTELOSO COM ANEXOS

Os caras vão tentar te enganar mandando coisa em anexo. E a gente sabe que o ser humano é curioso. Segura essa vontade aí, meu amigo, e não abre. nada. E chame  o pessoal da segurança.

10- DESCONFIOU?! CHAMA O PESSOAL DA SEGURANÇA. MESMO.

É pra isso também que a sua empresa tem esses caras especializados. Não importa a hora ou momento… ficou com a pulga atrás da orelha… chama o pessoal encarregado.