Segurança em Redes Sem Fio: melhores práticas

Segurança em Redes Sem Fio: melhores práticas

Com o aumento da utilização da internet nos últimos anos temos nos deparado com a necessidade de nos proteger de diversas formas, principalmente ao utilizar Redes Sem Fio. Por isso, trouxemos hoje algumas práticas visando melhorar a segurança nesse tipo de rede.

Acompanhe conosco o artigo de hoje. Boa leitura!

Introdução

Com o advento da computação pervasiva, temos testemunhado nos últimos anos um aumento gradativo da quantidade de dispositivos conectados à internet. De acordo com um levantamento recente na “Digital 2023: Brazil”, realizado pela We Are Social e Meltwater, a quantidade de brasileiros conectados à internet aumentou de 70% em 2019 para 84,3% em 2023, percentual potencializado pelo cenário pandêmico da COVID.

Uma consequência direta ao aumento de usuários na WEB, é a existência de redes sem fio domésticas e empresariais para interconectar dispositivos e facilitar a conexão com a internet de fato.

Entretanto, muitas destas redes sem fio acabam se tornando potenciais vetores de ataques hackers, visto que são uma porta conveniente de entrada de atacantes que buscam corromper a privacidade dos usuários, conseguir o acesso a dados sensíveis e comprometer os dispositivos conectados à rede.

Nesse sentido, elencamos algumas medidas que podem ser tomadas para aprimorar a segurança de redes sem fio, seja ela doméstica ou não, objetivando mantê-las seguras contra ataques cibernéticos.

Medidas de segurança em Redes Sem Fio

  1. Alterar as credenciais padrão: uma vez configurado, um roteador sem fio disponibiliza central de configurações que pode ser acessada por um endereço específico do dispositivo como 192.168.0.1 ou 192.168.1.1, por exemplo. Normalmente, tais dispositivos apresentam um usuário e senha padrão para acesso, como “admin” para usuário e senha. É de vital importância que a senha padrão seja alterada para outra senha considerada “forte”, com uma quantidade relevante de letras misturadas com números e caracteres especiais.
  2. Se possível utilize criptografia WPA3: a nova versão do WPA, o WPA3 vem substituindo o WPA2 e oferece maior nível de segurança, sobretudo a ataques de força bruta.
  3. Senhas fortes e troca de SSID: para a senha de acesso à rede, novamente escolha senhas fortes, evitando escolhas óbvias baseadas em palavras de dicionário. Também evite revelar detalhes sobre sua rede, como o nome de serviço (SSID) que você escolheu.
  4. Habilite filtro de MAC: com esse filtro somente dispositivos com os quais apresentam o endereço MAC previamente configurados no roteador conseguem acesso à rede.
  5. Mantenha Firmware do roteador atualizado: cheque com frequência se há atualizações para o roteador em uso, normalmente patches de atualização contém melhorias de segurança essenciais para sua rede.
  6. Rede separada para convidados: se houver essa opção, crie uma rede para convidados separada da sua rede principal. Uma rede para convidados evita que dispositivos estranhos tenham contato com seus dispositivos principais.
  7. Desative o WPS: WPS ou Wi-Fi Protected Setup é um recurso encontrado em diversos roteadores que tem por finalidade simplificar a conexão entre dispositivos e uma rede específica. Apesar de parecer um recurso conveniente, o WPS pode ser explorado por hackers, logo é uma boa prática desativá-lo.
  8. Habilite o firewall: certifique-se de estar utilizando os recursos de segurança do seu roteador como firewall e filtros para bloquear tráfego malicioso.
  9. Monitoramento frequente: monitore com frequência o tráfego exercido pelos dispositivos conectados na sua rede em busca de tráfego que possa ser considerado suspeito.
  10. Educação dos usuários: ensine aos usuários da rede a respeito dos riscos e as melhores práticas de segurança online. A conscientização correta dos usuários no que se refere à navegação segura na internet diminuirá consideravelmente as chances de que hackers adentrem à uma rede devido a uma falha humana.

Conclusão

Redes sem fio inseguras podem acabar sendo a porta de entrada para hackers que, em posse de hardware especializado e técnicas de ataque sofisticadas conseguem acesso não legítimo a uma rede alvo. Sendo assim, é imprescindível que usuários configurem seus equipamentos de rede assertivamente no que se refere à segurança da rede sem fio.

Neste artigo, elencamos algumas medidas proativas que usuários devem tomar na hora de configurar sua rede sem fio empresarial ou doméstica. Ao aplicar as medidas elencadas é possível criar um ambiente protegido e seguro para navegação online.

Gostou do artigo? Compartilhe.

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

Faça parte da nossa lista de emails!