O que é Pentest e por que investir nele?

blog-post-o-que-e-pentest-e-por-que-investir-nele

Nos últimos anos, a incidência de ataques virtuais cresceu consideravelmente no mundo e, sem dúvidas, essa é uma das principais preocupações na área de TI e dos gestores como um todo. Paralelo a isso, novas soluções, serviços e ferramentas de proteção se aprimoram diariamente com o intuito de garantir e proporcionar mais segurança
e proteção às redes, entre elas o eficiente Pentest.

E se você quer saber mais detalhes sobre o que é esse serviço e por que o Pentest se tornou estratégia indispensável para a segurança virtual de todo negócio, não deixe de conferir a leitura até o final.

Vamos conferir?

Afinal, o que é Pentest?

O Pentest é a abreviação do inglês “Penetration Test”, o que por si só, já elucida o seu conceito geral: o de um teste contra invasores.

E é exatamente esse o papel do Pentest – ou Teste de Penetração, na tradução literal! Na prática, ele permite analisar minuciosamente a utilização da rede de uma empresa ou instituição por meio de técnicas utilizadas pelo que chamamos de “hackers éticos” (ou Pentesters).

Em outras palavras, o Pentest utiliza-se e monitora os mesmos meios usados por possíveis invasores, porém de forma favorável à sua empresa, sem exercer qualquer atividade prejudicial ao negócio.

Dessa forma, o Pentest visa rastrear qualquer vulnerabilidade em seu sistema, rede ou servidor, que venha trazer risco de ataques virtuais.

E por que investir em um Pentest?

Com tantas soluções ofertadas no mercado hoje, muitos profissionais ainda se questionam sobre qual tipo de proteção é a mais indicada para a sua empresa em relação a possíveis ataques virtuais.

E evidentemente que essa decisão cabe aos gestores e ao TI de seu negócio. Porém, é inevitável que diversos fatores sejam levados em consideração nessa decisão e, indiscutivelmente, o profissional de TI responsável é quem deve
orientar e assessorar essa estratégia.

Só para ter uma ideia mais ampla disso, de acordo com um levantamento da Kaspersky, as tentativas de invasões virtuais às redes de empesas quadruplicaram em 2020, o que representa mais de 370 milhões de ataques em sites e sistemas corporativos em um único ano.

E nesse arriscado cenário, o Pentest surge como um dos serviços mais eficientes e inteligentes de proteção contra ataques cibernéticos, justamente por agir de forma preventiva, antes mesmo de a invasão ser efetivada.

E quais os melhores tipos de Pentest?

Atualmente, há diferentes tipos de Pentest que podem ser realizados nas empresas, cada qual com suas especificidades e direcionamentos. Entre eles, podemos destacar os três principais:

Pentest Black Box

Esse teste é uma análise mais próxima de uma invasão externa, tendo em vista que nenhum dado da empresa é fornecido ao profissional responsável pelo Pentest.

Dessa forma, as informações necessárias para o Pentest Black Box são oriundas de técnicas específicas de hacking, simulando realmente um ataque virtual à rede e, consequentemente, identificando as possíveis vulnerabilidades, danos e riscos em uma invasão real.

Pentest Gray Box

Já nesse tipo de Pentest, o analista responsável recebe algum dado básico sobre a infraestrutura da empresa para testar a segurança e escalar privilégios.

Inclusive, é possível simular a tentativa de acesso de um funcionário ou prestador de serviços mal intencionado, avaliando assim as falhas e fraquezas na segurança da rede.

Pentest White Box

O Pentest White Box, ou Caixa Branca, é considerado o teste mais amplo e completo disponibilizado no mercado. Isso porque ele engloba uma análise integral de toda a infraestrutura da rede ou servidor.

Na prática, o pentester já tem total domínio das informações essenciais da sua empresa, tais como senhas, topografia, logins, entre outros. Com base nesses dados, o Pentest é realizado de forma estratégica e direcionada para mensurar os possíveis riscos à segurança e detectar quais aprimoramentos precisam ser realizados em cada etapa ou parte daquela estrutura.

Quais as vantagens agregadas de um Pentest?

Independentemente do tipo de Pentest implementado por sua empresa, é fundamental reconhecer que todos eles ajudam a reforçar a segurança e a proteção das informações de seu negócio.

De uma forma geral, além da garantia de maior proteção, o Pentest agrega inúmeras outras vantagens práticas na rotina de uma organização, tais como:

  • Redução de falsos positivos – após a realização do Pentest, as análises passam a ser mais otimizadas, pois desconsideram e reduzem os falsos positivos, como itens rotulados como vulneráveis de forma errônea;
  • Segurança de dados – evita que dados e informações de usuários e clientes vazem na internet;
  • Teste prático – diferente de muitas outras soluções de segurança em TI, o Pentest realiza testes práticos, simulando realmente uma possível invasão virtual;
  • Visão global do ambiente – o Pentest proporciona uma visão real e ampla do ambiente digital da empresa, exatamente como a de um hacker mal intencionado terá em uma invasão;
  • Plano de ações – mais do que um teste de segurança, o Pentest é fator essencial para a definição do plano de ações e estratégias do TI.

Por que escolher o Pentest da XLabs?

A XLabs é líder em aplicações de segurança na web em toda a América Latina, com mais de 10 anos de experiência no setor e reconhecimento pelas soluções e tecnologias 100% exclusivas.

Além disso, a empresa possui registros de diversas vulnerabilidades no CVE (Common Vulnerabilities and Exposures), contribuindo com o fornecimento de dados importantes sobre falhas de segurança nas empresas, o que inclui renomadas marcas como Dell, D-Link e Oracle.

Por fim, a XLabs tem o merecido reconhecimento pela eficiência e capacidade de seu Pentest e outras soluções em diversos órgãos influentes, tais como o IME (Instituto Militar de Engenharia), o Vírus Total (empresa subsidiária de segurança do Google) e até mesmo das Forças Armadas do Brasil, que já realizaram testes com a empresa.

Em resumo, essas são algumas dicas sobre o que é o Pentest e qual o papel fundamental desse Teste de Intrusão no ambiente digital hoje, independentemente do tamanho ou área de atuação de sua empresa. E se você quer saber mais detalhes sobre ele e como realizá-lo na prática em sua organização com total segurança e eficiência, não deixe de conversar com um de nossos especialistas.

Gostou do artigo? Compartilhe.

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

Faça parte da nossa lista de emails!