O que é Pentest e por que investir nele?

blog-post-o-que-e-pentest-e-por-que-investir-nele

Nos últimos anos, a incidência de ataques virtuais cresceu consideravelmente no mundo e, sem dúvidas, essa é uma das principais preocupações na área de TI e dos gestores como um todo. Paralelo a isso, novas soluções, serviços e ferramentas de proteção se aprimoram diariamente com o intuito de garantir e proporcionar mais segurança
e proteção às redes, entre elas o eficiente Pentest.

E se você quer saber mais detalhes sobre o que é esse serviço e por que o Pentest se tornou estratégia indispensável para a segurança virtual de todo negócio, não deixe de conferir a leitura até o final.

Vamos conferir?

Afinal, o que é Pentest?

O Pentest é a abreviação do inglês “Penetration Test”, o que por si só, já elucida o seu conceito geral: o de um teste contra invasores.

E é exatamente esse o papel do Pentest – ou Teste de Penetração, na tradução literal! Na prática, ele permite analisar minuciosamente a utilização da rede de uma empresa ou instituição por meio de técnicas utilizadas pelo que chamamos de “hackers éticos” (ou Pentesters).

Em outras palavras, o Pentest utiliza-se e monitora os mesmos meios usados por possíveis invasores, porém de forma favorável à sua empresa, sem exercer qualquer atividade prejudicial ao negócio.

Dessa forma, o Pentest visa rastrear qualquer vulnerabilidade em seu sistema, rede ou servidor, que venha trazer risco de ataques virtuais.

E por que investir em um Pentest?

Com tantas soluções ofertadas no mercado hoje, muitos profissionais ainda se questionam sobre qual tipo de proteção é a mais indicada para a sua empresa em relação a possíveis ataques virtuais.

E evidentemente que essa decisão cabe aos gestores e ao TI de seu negócio. Porém, é inevitável que diversos fatores sejam levados em consideração nessa decisão e, indiscutivelmente, o profissional de TI responsável é quem deve
orientar e assessorar essa estratégia.

Só para ter uma ideia mais ampla disso, de acordo com um levantamento da Kaspersky, as tentativas de invasões virtuais às redes de empesas quadruplicaram em 2020, o que representa mais de 370 milhões de ataques em sites e sistemas corporativos em um único ano.

E nesse arriscado cenário, o Pentest surge como um dos serviços mais eficientes e inteligentes de proteção contra ataques cibernéticos, justamente por agir de forma preventiva, antes mesmo de a invasão ser efetivada.

E quais os melhores tipos de Pentest?

Atualmente, há diferentes tipos de Pentest que podem ser realizados nas empresas, cada qual com suas especificidades e direcionamentos. Entre eles, podemos destacar os três principais:

Pentest Black Box

Esse teste é uma análise mais próxima de uma invasão externa, tendo em vista que nenhum dado da empresa é fornecido ao profissional responsável pelo Pentest.

Dessa forma, as informações necessárias para o Pentest Black Box são oriundas de técnicas específicas de hacking, simulando realmente um ataque virtual à rede e, consequentemente, identificando as possíveis vulnerabilidades, danos e riscos em uma invasão real.

Pentest Gray Box

Já nesse tipo de Pentest, o analista responsável recebe algum dado básico sobre a infraestrutura da empresa para testar a segurança e escalar privilégios.

Inclusive, é possível simular a tentativa de acesso de um funcionário ou prestador de serviços mal intencionado, avaliando assim as falhas e fraquezas na segurança da rede.

Pentest White Box

O Pentest White Box, ou Caixa Branca, é considerado o teste mais amplo e completo disponibilizado no mercado. Isso porque ele engloba uma análise integral de toda a infraestrutura da rede ou servidor.

Na prática, o pentester já tem total domínio das informações essenciais da sua empresa, tais como senhas, topografia, logins, entre outros. Com base nesses dados, o Pentest é realizado de forma estratégica e direcionada para mensurar os possíveis riscos à segurança e detectar quais aprimoramentos precisam ser realizados em cada etapa ou parte daquela estrutura.

Quais as vantagens agregadas de um Pentest?

Independentemente do tipo de Pentest implementado por sua empresa, é fundamental reconhecer que todos eles ajudam a reforçar a segurança e a proteção das informações de seu negócio.

De uma forma geral, além da garantia de maior proteção, o Pentest agrega inúmeras outras vantagens práticas na rotina de uma organização, tais como:

  • Redução de falsos positivos – após a realização do Pentest, as análises passam a ser mais otimizadas, pois desconsideram e reduzem os falsos positivos, como itens rotulados como vulneráveis de forma errônea;
  • Segurança de dados – evita que dados e informações de usuários e clientes vazem na internet;
  • Teste prático – diferente de muitas outras soluções de segurança em TI, o Pentest realiza testes práticos, simulando realmente uma possível invasão virtual;
  • Visão global do ambiente – o Pentest proporciona uma visão real e ampla do ambiente digital da empresa, exatamente como a de um hacker mal intencionado terá em uma invasão;
  • Plano de ações – mais do que um teste de segurança, o Pentest é fator essencial para a definição do plano de ações e estratégias do TI.

Por que escolher o Pentest da XLabs?

A XLabs é líder em aplicações de segurança na web em toda a América Latina, com mais de 10 anos de experiência no setor e reconhecimento pelas soluções e tecnologias 100% exclusivas.

Além disso, a empresa possui registros de diversas vulnerabilidades no CVE (Common Vulnerabilities and Exposures), contribuindo com o fornecimento de dados importantes sobre falhas de segurança nas empresas, o que inclui renomadas marcas como Dell, D-Link e Oracle.

Por fim, a XLabs tem o merecido reconhecimento pela eficiência e capacidade de seu Pentest e outras soluções em diversos órgãos influentes, tais como o IME (Instituto Militar de Engenharia), o Vírus Total (empresa subsidiária de segurança do Google) e até mesmo das Forças Armadas do Brasil, que já realizaram testes com a empresa.

Em resumo, essas são algumas dicas sobre o que é o Pentest e qual o papel fundamental desse Teste de Intrusão no ambiente digital hoje, independentemente do tamanho ou área de atuação de sua empresa. E se você quer saber mais detalhes sobre ele e como realizá-lo na prática em sua organização com total segurança e eficiência, não deixe de conversar com um de nossos especialistas.



Gostou do artigo? Compartilhe.

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Faça parte da nossa lista de emails!