Vazamento de dados e prejuízos financeiros

xlabs-blog-vazamento-de-dados-e-prejuizos-financeiros

Em crescente evidência no Brasil e no mundo, a cibersegurança tem sido um tópico e requisito importante para qualquer negócio em meio a nossa era digital. Crucial para a proteção de dados e prevenção de fraudes, a cibersegurança nada mais é do que um termo para a prática de certos procedimentos tecnológicos que garantem a segurança digital de uma rede contra fraudes, atividades ilícitas e invasão de dados.

Quando um ataque virtual acontece, diversos setores da empresa ficam expostos, colocando em risco desde dados confidenciais da companhia até informações pessoais de seus clientes. E, claro, isso tudo vem com um custo bem alto: além do prejuízo financeiro causado pelo valor pago aos criminosos, existem prejuízos com a queda nas ações e danos na imagem da marca.

O Brasil hoje integra a lista dos 20 lugares onde esses ataques são os mais caros, de acordo com um relatório da IBM Security, divulgado em 2020. Quem sentiu esse preço recentemente foi a empresa brasileira JBS, que teve que desembolsar US$ 11 milhões em resgate a um ataque de hackers em suas operações nos Estados Unidos.

Mesmo com as multas e penalidades – que podem chegar a R$ 50 milhões por infração – previstas pela Lei Geral de Proteção de Dados para quem cometer essas infrações, as empresas brasileiras ainda seguem expostas a prejuízos devido a dificuldade que há em rastrear as invasões dos hackers e de realizar essa fiscalização.

A grande preocupação do mercado é a frequência que há hoje desses ataques contra os dados confidenciais das empresas. Por essa razão, o mercado espera um aumento ainda maior em medidas protetivas contra esses ciberataques. Com o mesmo intuito, a XLabs oferece o Pentest, que é um serviço que identifica as falhas de segurança para saber quais ataques uma aplicação web ou rede pode sofrer, e agir a tempo antes da empresa ser prejudicada.

Com este serviço, a XLabs faz um Teste de Intrusão, que encontra vulnerabilidades como redirecionamento de tráfego, roubo de cartões de crédito, execução de comandos remotos, roubo de informações dos usuários, dentre outros.

A cibersegurança se torna essencial porque as empresas armazenam um volume alto de dados de seus clientes, utilizando diversos dispositivos e e meios de comunicação.

Em diversos casos divulgados na mídia, vemos empresas como a JBS, que enfrentaram danos financeiros altíssimos por não possuírem um serviço de segurança de dados apropriado. Por isso, a XLabs conta com a experiência e o know-how necessários para auxiliar sua empresa com essa e outras soluções. 

A sua empresa já está protegida contra ataques do tipo?

Fale com um de nossos especialistas agora mesmo!



Gostou do artigo? Compartilhe.

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Faça parte da nossa lista de emails!