Entenda mais sobre o que é criptografia 

Entenda mais sobre o que é criptografia

A criptografia é um conjunto de regras que tem como objetivo codificar informações de modo que somente o seu emissor e receptor consigam decifrá-las. Acompanhe a seguir um pouco sobre como surgiu a criptografia, seus tipos e sua evolução.

Como surgiu a criptografia?

A criptografia é uma técnica que existe há milênios, sendo utilizada até mesmo na antiga forma de escrita dos egípcios. Podemos perceber que a criptografia já estava sendo utilizada, há aproximadamente 4.000 anos.

Uma utilização da criptografia muito comum era proteger informações militares. Na Roma antiga, os planos de guerra eram criptografados antes de serem enviados aos campos de batalha, caso os inimigos interceptassem as mensagens enviadas, eles não conseguiriam fazer bom uso delas, pois estariam ilegíveis.

Para entender melhor historicamente vamos dividir a criptografia em três períodos: criptografia clássica, criptografia moderna e criptografia atual.

Criptografia clássica

Consiste no período que vai desde os povos antigos, passando pela idade média e indo até a segunda guerra mundial.

A cifra de César foi usada pelo imperador Júlio César. Para criptografar uma mensagem era basicamente necessário trocar as letras do alfabeto, hoje em dia esta forma de criptografia é insegura e muito simples de resolver. Veja a seguir um exemplo de como este tipo de criptografia é realizado.

Na figura abaixo podemos ver primeiramente o alfabeto no padrão correto e a seguir a ordem do alfabeto trocada. Para escrever a palavra Criptografia vamos utilizar a regra de substituição de letras. Como podem ver a letra C agora é a letra F e ao realizar todas as trocas com o novo alfabeto no final vai se ter uma palavra criptografada. 

Figura 1 – Cifra de César.

Criptografia Moderna

A criptografia moderna nasceu durante a segunda guerra mundial. Naquele momento era essencial manter as informações secretas, evitando possíveis ataques e foi por isso que os alemães desenvolveram uma máquina chamada “Enigma”.

A máquina Enigma era muito semelhante a uma máquina de escrever, só que com a diferença que dentro dela tinha rotores (três ao todo), e além deles tinha um painel de plug no qual era possível também alterar a ordem das letras.

Figura 2 – Máquina enigma.
Fonte: Revista Galileu.

Criptografia atual

A criptografia evoluiu e nos dias de hoje, principalmente na computação, se usa o sistema de chaves criptográficas, que consiste em um conjunto de bits baseado em determinado algoritmo capaz de decodificar a informação.

Um dos tipos mais simples de criptografia são chaves simétricas. Basicamente, tanto o emissor quanto o receptor da mensagem possuem a mesma chave para codificar e decodificar a mesma. Veja o exemplo abaixo:

Figura 3 – Chaves simétricas.

Tipos de criptografia

Existem, basicamente, três tipos de criptografia: criptografia simétrica, criptografia assimétrica e criptografia quântica. Entenda a seguir o que é cada uma delas.

  • Criptografia simétrica: utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.
  • Criptografia assimétrica: utiliza um par de chaves, uma chave pública e outra privada, que se relacionam por meio de um algoritmo.  O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é de-criptografado quando ocorre novamente o match.  
  • Criptografia quântica: utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas.

Tipos de tecnologia de criptografia

  • DES – Data Encryption Standard 
  • 3DES – O Triple DES
  • DESX – outra variante DES
  • AES – Advanced Encryption Standard 
  • Camellia
  • RSA – Rivest-Shamir-Adleman
  • Blowfish – 
  • Twofish
  • SAFER – Secure and Fast Encryption Routine
  • IDEA – Internacional Encryption Algorithm

Evolução da Criptografia 

A figura abaixo apresenta um demonstrativo de como a criptografia tem evoluído conforme o tempo, note que saímos do papel e caneta para tecnologias de criptografia de ponta, ficando cada vez mais complexa.

A criptografia tem se mostrado presente há milhares de anos no decorrer da história, principalmente para proteger informações. Com a invenção dos computadores a troca de informações é cada vez mais frequente e para a segurança de privacidade, a criação de mecanismos de segurança tendem a se tornar cada vez mais complexas e eficientes, tornando- se indispensável para os tempos atuais.

Com a crescente onda de ataques de hackers, nunca se sabe ao certo por quanto tempo uma tecnologia vai estar segura. Por isso, o estudo da criptografia deve ser constante visando sempre procurar novas formas de deixar as informações seguras. 

Gostou do artigo? Compartilhe.

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

Faça parte da nossa lista de emails!