CSO e DPO: quem são esses profissionais de TI?

CSO e DPO: quem são esses profissionais de TI?

A segurança da informação é uma área crescente no TI e, em dias atuais, se tornou um segmento fundamental por conta de diversos fatores, desde o aumento de casos de ciberataques, até a necessidade de adequação das empresas conforme exigências da LGPD.

Assim, novas carreiras passaram a ganhar mais evidência nesse meio profissional nos últimos anos, com destaque para dois cargos específicos: CSO e DPO, siglas para Chief Security Officer e Data Protection Officer.

E é justamente sobre esses profissionais e suas atividades que vamos abordar ao longo de nosso texto.

Vamos conferir?

Afinal, quem é e o que faz o CSO?

Começando pelo Chief Security Officer, ou simplesmente CSO, é aquele profissional que ocupa um cargo executivo de chefia, planejamento e supervisão sobre as áreas de segurança digital de uma empresa, o que engloba, por exemplo, a proteção de ativos físicos, dados e informações virtuais do negócio.

Em outras palavras, este profissional fica responsável, como chefe, pelo departamento de segurança de informática e tem como responsabilidades principais supervisionar a equipe e atividades inerentes a essa função, orientar e delegar projetos, definir as melhores soluções à equipe de TI, garantir a proteção máxima de dados da empresa, responder por possíveis vazamentos etc.

E quem é e quais as funções do DPO?

O profissional DPO também ganhou destaque no mercado de TI, principalmente impulsionado pela criação e implementação da nova LGPD.

De uma forma geral, o DPO é o profissional especialista em proteção de dados e tem como responsabilidade garantir que a empresa esteja em compliance com as regras e normas estabelecidas pelo setor.

É ele também quem precisa intermediar os interesses da empresa e o titular dos dados, respeitando o uso adequado dos mesmos e garantindo a segurança contra vazamentos e uso indevido.

Em geral, o CSO e DPO trabalham em conjunto, porém estão em hierarquias diferentes, sendo o primeiro um cargo inerente à chefia, enquanto o outro mais analítico. No entanto, a presença de ambos em uma empresa e os níveis de responsabilidades são variáveis em cada caso.

E qual a real importância do CSO e DPO para uma empresa hoje?

Esses novos profissionais ganham cada vez mais relevância dentro das empresas, visto a evolução da necessidade de proteção de dados, seja por questões legais, seja por riscos inerentes à imensa onda de ataques cibernéticos em todas as esferas de negócios.

Assim, estes profissionais, juntos a ferramentas tecnológicas de proteção de dados, assumem um papel fundamental na segurança digital das empresas, garantindo não somente o bom desempenho de suas redes, como também assumindo um compromisso com as informações pessoais dos usuários.

Hoje, contar com um profissional CSO ou DPO, além de investimentos primordiais como a solução WAF, são considerados fatores essenciais para a proteção de dados de qualquer empresa e essa combinação visa garantir máxima segurança e credibilidade de seu negócio no ambiente virtual.

Esse é um pequeno resumo sobre o papel dos profissionais CSO e DPO no cenário de TI e porque ambos ganharam tamanha notoriedade nos últimos anos. Além disso, vale reforçar também a importância de investimentos em ferramentas modernas e inteligentes para a segurança de dados hoje.

E se você busca mais informações sobre proteção cibernética para a sua empresa e quer testar isso na prática, a XLabs oferece um Trial de 15 dias gratuitos de seu WAF. Agende agora mesmo e confira os resultados.

Experimente: 15 dias de WAF gratuito

Gostou do artigo? Compartilhe.

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

Faça parte da nossa lista de emails!