Proteja-se contra golpes e ataques de engenharia social e manipulação psicológica

Proteja-se contra golpes e ataques de engenharia social e manipulação psicológica

O aumento do consumo da internet e de dispositivos tecnológicos trouxeram uma série de praticidades, mudanças de hábitos e facilidades para a vida no dia a dia. Por outro lado, paralelamente a estes pontos positivos, diversos novos golpes e ações de pessoas mal intencionadas aumentaram também nesses ambientes, muitas delas utilizando-se do que chamamos de engenharia social e de manipulação psicológica.


Na prática, essas fraudes são realizadas por meio de interação humana com a vítima, através de centrais falsas de atendimentos, mensagens pessoais e até ligações diretas, quase sempre solicitando dados e informações de valor.

E como todos estamos passíveis a isso, hoje preparamos um post exclusivo para reforçar os cuidados e explicar um pouco mais sobre este tema.

Vamos conferir?

O que é engenharia social e como ela é utilizada em golpes?

A Engenharia social é uma técnica muito utilizada em golpes, ataques e fraudes, no qual o criminoso trabalha a manipulação psicológica da vítima, no intuito de convencê-la a repassar dados e informações importantes a ele, tais como informar senhas, abrir links, compartilhar dados confidenciais, etc.

E cada vez mais, tais ações mal intencionadas estão se tornando frequentes nas mais variadas esferas e com um “profissionalismo” capaz de enganar até os mais atentos.

Para se ter uma ideia, os crimes de engenharia social e manipulação psicológica cresceram mais de 165% em 2021 e a expectativa é de que a cada ano os golpes se inovam, trazendo mais riscos às pessoas e empresas.

Quais os principais tipos de golpes de engenharia social?

Como destacamos, tal “profissionalismo” dos criminosos permite que, a cada dia, novos golpes e fraudes surjam no mercado, reforçando a necessidade de uma conscientização contínua para evitar cair em um deles.

Mas de acordo com a Febraban, neste último ano, algumas ocorrências foram mais recorrentes, como o clássico golpe do motoboy (crescimento de 271%) e de ligações realizadas em nome de falsas centrais telefônicas (crescimento de 67%).

No mesmo levantamento, as chamadas ameaças Phishing também tiveram aumento significativo nos casos, 26%. Trata-se de um golpe eletrônico para a obtenção de dados pessoais através de e-mails, sites e aplicativos desenvolvidos para esse fim.

Em geral, são cópias de sites e aplicativos legítimos, que o usuário não percebe e compartilha informações confidenciais acreditando estar em um ambiente seguro.

Como evitar esse tipo de golpe no dia a dia?

Infelizmente, os crimes de engenharia social e de manipulação psicológica já fazem parte de nossas rotinas e estarão presentes para sempre no dia a dia das pessoas e empresas.

E como o consumo da internet e de dispositivos tende a crescer cada vez mais, fica evidente que os criminosos passam a aproveitar esses ambientes mais vulneráveis para aplicar seus golpes e fraudes.

Dessa forma, além dos sistemas e ferramentas de proteção, é fundamental que cada um de nós esteja atento a qualquer possibilidade de crime de engenharia social. E isso se faz a partir da conscientização, do conhecimento e de certos cuidados e precauções necessárias.

Por exemplo:

  • Jamais informar dados e senhas por SMS, ligações e e-mails;
  • Evitar abrir links, páginas e sites de origem duvidosa;
  • Não realizar compras ou compartilhar informações do cartão em ambientes inseguros;
  • Antes de transferir valores, dados e informações importantes a algum contato, tenha total certeza de quem está do outro lado;
  • Confira a origem das mensagens, como números da central telefônica, endereço do e-mail, link do site etc;
  • Não digite senhas em locais cheios;
  • Pesquise sempre sobre os tipos de golpes mais comuns e corriqueiros.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre o que é e quais cuidados necessários são precisos para evitar cair em crimes de engenharia social e de manipulação psicológica. Conscientização e conhecimento são dois fatores indispensáveis nesse quesito e, portanto, precisam ser constantemente trabalhados.

E se você quer começar agora mesmo, nós preparamos um guia completo sobre como se conscientizar sobre ciberataques e destacamos algumas dicas essenciais do que fazer para evitar esses casos. Confira e boa leitura!



Gostou do artigo? Compartilhe.

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Faça parte da nossa lista de emails!